Saiba tudo sobre histórico escolar do ensino fundamental

O que é histórico escolar do aluno?

Histórico escolar e um documento que comprova a vida escolar do aluno, onde é registrado a grade curricular, carga horária e notas de cada disciplina cursada de todos os anos letivos concluídos.

Quem é responsável por emitir o Histórico escolar?

A instituição de ensino é a responsável pela emissão deste documento. Para facilitar o processo e o preenchimento do histórico do aluno é crucial que a escola possua um modelo padrão de histórico escolar, com isso o processo se torna mais rápido.


Dicas para Preencher o Histórico Escolar:

  1. Mantenha um cadastro e arquivo pessoal de cada aluno.
  2. Identifique este arquivo de forma que você consiga localizar com facilidade quando precisar.
  3. Você pode criar pastas ordenadas de A a Z e ano letivo.

Para que serve o Histórico Escolar?

Todo o trajeto percorrido pelo aluno está no histórico escolar, o aluno irá utilizar o histórico escolar quando for efetuar a sua matrícula em uma nova instituição de ensino ou quando for solicitar o diploma do ensino médio, entre outros.

Dica sobre a emissão do histórico anual 

Mesmo que não seja necessário a emissão do histórico anual.


É importante que, ao fim de cada o ano, o
responsável já faça o registro do ano concluído, para quando o mesmo for solicitado pelo aluno ele já esteja praticamente pronto.

Agindo assim, antecipa-se o serviço e mesmo que a instituição tenha o prazo de 30 dias para emissão do mesmo, poderá emiti-lo imediatamente após a solicitação.

 

Documentos e Requisitos para o aluno solicitar o histórico.

 

  • Necessita do documento de Identidade do aluno.
  • Em caso de aluno menor de idade, apresentar documento de identidade do responsável legal.

Documentos necessários ter na ficha do aluno, para preencher o histórico.

 

 

  • Documentos pessoais do aluno;
  • Último histórico escolar do aluno;
  • Fichas de matrículas dos anos anteriores;
  • Boletim dos anos anteriores;
 

Prazo para conclusão do Atendimento!

 

A unidade escolar deverá realizar a emissão de  uma declaração provisória, mais conhecida como DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO (se o aluno estiver saindo com o ano concluído) e a DECLARAÇÃO DE CURSO (quando o aluno ainda não concluiu o ano e sair cursando a série). Ambos com validade de até 30 dias, assim garantindo a emissão do histórico escolar ao finalizar o prazo definido. 

 

Dica importante:

 

É importante saber algumas peculiaridades do histórico escolar:

 

1. Nunca repita uma série no histórico escolar, mesmo que o aluno tenha ficado reprovado.

2. Só deve constar histórico como reprovado caso o aluno peça transferência de sua escola no mesmo ano que ele tenha ficado reprovado.    

 

Caso queira saber mais sobre como organizar o seu arquivo de alunos, clique aqui.

Alternativas para criação de histórico escolar

 

Havendo a pretensão de profissionalizar sua gestão e obter melhores resultados, será fundamental optar por recursos da área de computação para seu estabelecimento de ensino. Viabilizando um conjunto de ferramentas tecnológicas que facilitem a criação de históricos escolares.

O histórico escolar possibilita o cadastro do aluno com informações de escolas anteriores do aluno. Ao fim de todo o preenchimento possibilita emitir o histórico completo com todas, contando com um modelo pronto, configurado e ajustado para suprir suas necessidades.

Portanto é preciso analisar as inúmeras soluções que um sistema de Gestão Escolar pode lhe proporcionar.

 

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Jefferson

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